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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação à distância e os impactos sobre o desempenho social da universidade
Autor: GOUVEIA FILHO, Antonio Carlos de Almeida
Primeiro orientador: GOMES, Carlos Alberto da Costa
Primeiro membro da banca: BOAVENTURA, Edivaldo Machado
Segundo membro da banca: NUNES, Eduardo José Fernandes
Resumo: A presente pesquisa evidencia questões estruturantes para reflexão sobre os modelos de Educação a distância que vêm sendo praticados, assim como a reflexão sobre o desempenho social da Universidade diante deste contexto. A pesquisa objetiva uma articulação destas reflexões sobre o papel da Universidade e os programas desenvolvidos na modalidade de Educação a Distância, compreendendo estes como importantes estratégias de formação profissional para regiões em que os Campi de formação presencial não se fazem possíveis, além das contribuições sobre inovação e novas tecnologias que advém dos processos educativos mediados pela WEB. A metodologia de pesquisa se insere no paradigma da abordagem qualitativa. O universo da investigação é constituído por 15 sujeitos egressos de cursos ofertados na modalidade EAD, através da aplicação de um questionário, alcançando os resultados pelo critério da saturação, e a análise dos dados obtidos desenvolvida no contexto do método sociológico. A evidência é que os cursos de graduação ofertados na modalidade EAD impulsionam a Universidade para uma reflexão sobre o seu próprio papel, diante das transformações nos meios de acesso à informação e construção do conhecimento, além da sua identidade enquanto instituição social.
Abstract: This present research evidences structural questions for reflection on the models of Distance Education that have been practiced, as well as reflection on the role of the university in front of this context. The research suggests an articulation of these reflections on the role of the university and the programs developed in the Distance Education modality, comprising these as important strategies of professional formation for regions where Campi of presential formation are not possible, in addition to contributions on innovation and new technologies that comes of educational processes mediated by WEB. The research methodology fits into the paradigm of qualitative methodology. The universe of this research consists of 15 individuals egress on courses offered in distance learning modality through the application of a questionnaire and reaching its results by the criterion of saturation and data analysis developed in the context of sociological method. The evidence is that the graduation courses offered in distance learning modality propels the university to a reflection on their own role in face of the changes in the means of access to information and the construction of knowledgement in addition to their identity as a social institution.
Palavras-chave: Educação a distância
Universidade – Graduação
Tecnologias da informação e comunicação
Formação acadêmica
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: GOUVEIA FILHO, Antonio Carlos de Almeida. A educação à distância e os impactos sobre o desempenho social da universidade. 2015. 109f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/443
Data de defesa: 24-Ago-2015
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

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