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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Isabela Lacerdapt_BR
dc.contributor.advisor1Ladeira, Rodrigopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0por
dc.contributor.referee1Fadul, Elvia Mirian Cavalcantipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787171E4por
dc.contributor.referee2Rangel, Sheilapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774855P2por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:20Z-
dc.date.available2010-01-27pt_BR
dc.date.issued2007-08-01pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Isabela Lacerda. Segmentação de mercados e afrodescendência: uma análise em Salvador - Ba. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/43-
dc.description.resumoEstimulado pelo o aumento do poder de compra da população afro descendente no Brasil, o mercado cada vez mais vem se preparando para esse grupo de consumidores. Os números referentes à população afro-brasileira por si só serviriam para justificar a importância de trabalhos que revelassem às empresas os padrões de consumo dessa parcela da população. Ainda assim, a questão racial parece ainda não ter chegado ao campo do marketing com a mesma força com que chegou ao campo social e econômico a segmentação do mercado em função de características raciais ainda é uma atividade incipiente no Brasil, mesmo com a metade da população do país formada por afro descendentes. Em parâmetros atuais, na capital baiana, 12% da população possuem uma renda acima de dez salários mínimos. Nesse universo, os afro descendentes representam apenas 1,7% (IBGE, 2005). Esses estudos mostram que a cor de pele ainda exerce uma influência predominante nos mecanismos de ascensão social. Este trabalho visa analisar a questão da afro descendência na segmentação do mercado soteropolitano e, em função disso, tem como problemática a ser discutida a de se o fato de ser afro descendente no Brasil determina um comportamento de consumo deste grupo e quais seriam as características diferenciadoras de consumo que podem ser encontradas neste segmento. Foi feito um levantamento sobre a questão da etnia, tanto como uma forma de segmentação quanto como um possível aspecto relacionado ao comportamento de consumo. A pesquisa quantitativa se realizou por amostra probabilística, com 400 consumidores entre afro descendentes e não afro descendentes a partir da qual se verificaram os hábitos de consumo dos consumidores afro descendentes na região metropolitana de Salvador. Analisou-se a preferência por determinados segmentos de produtos por partes desse grupo e verificou-se a relação entre essas preferências e a questão racial. Por fim, chega-se à conclusão de que os aspectos econômicos como renda na capital soteropolitana determinam mais fortemente o comportamento de consumo dos afro descendentes e não afro descendentes do que a variável demográfica raça, foco de estudo deste trabalho.por
dc.description.abstractStimulated by the growth of the purchasing power of the Afro-descendant population in Brazil, the market hás been increasingly getting ready for that group of consumers. The figures relative to the Afro-Brazilian population would by themselves justify the relevance of studies that could show enterprises the patterns of consumption of that slice of the population. Even so the racial issue does not seem to have reached the marketing field with the same strength with which it reached the social and economic field the market segmentation to fit racial characteristics is still an incipient activity in Brazil, even with half the country s population being composed of Afro-descendants. Within the current parameters, 12% of the population in the capital of Bahia have an above-ten-minimum-wage income. In this universe, the Afrodescendants represent only 1.7% (IBGE, 2005). Such figures show that the skin color still exerts a predominant influence on the social rising mechanisms. This study aims at the analysis of the Afro-descent issue in the segmentation of Salvador market and, due to that, the question to be discussed here is that of whether the fact of being an Afro-descendant in Brazil determines a behavior of consumption in that group, and which differentiating characteristics of consumption those found in that segment would be. Data concerning the ethnic issue were collected, both as a form of segmentation and as a possible aspect related to the behavior of consumption. The quantitative research was carried out from a probability sample, with 400 consumers- among Afro-descendants and non-Afro-descendants- based on which the consumption habits of Salvador City s Afro-descendant consumers were observed. The preference for certain segments of products among that group was analysed, and the relationship between those preferences and the racial question was verified. Finally, one comes to the conclusion that economic factors - such as income - in the capital of Bahia determine the afrodescendants' and nonafrodescendants' consumption behavior more strongly than the demographic variable race, which is the focus of this study.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Isabela Lacerda Santos 2007 Texto completo.pdf: 594013 bytes, checksum: afe7a882cd2409469a9dd63e384fc550 (MD5) Previous issue date: 2007-08-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/488/Dissertacao%20Isabela%20Lacerda%20Santos%202007%20Texto%20completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectafrodescendênciapor
dc.subjectsegmentaçãopor
dc.subjectetniapor
dc.subjectraça e comportamento do consumidorpor
dc.subjectAfro-descenteng
dc.subjectsegmentationeng
dc.subjectethniceng
dc.subjectracial descenteng
dc.subjectconsumer s behavioreng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleSegmentação de mercados e afrodescendência: uma análise em Salvador - Bapor
dc.typeDissertaçãopor
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