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Tipo do documento: Dissertação
Título: Segmentação de mercados e afrodescendência: uma análise em Salvador - Ba
Autor: Santos, Isabela Lacerda
Primeiro orientador: Ladeira, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Fadul, Elvia Mirian Cavalcanti
Segundo membro da banca: Rangel, Sheila
Resumo: Estimulado pelo o aumento do poder de compra da população afro descendente no Brasil, o mercado cada vez mais vem se preparando para esse grupo de consumidores. Os números referentes à população afro-brasileira por si só serviriam para justificar a importância de trabalhos que revelassem às empresas os padrões de consumo dessa parcela da população. Ainda assim, a questão racial parece ainda não ter chegado ao campo do marketing com a mesma força com que chegou ao campo social e econômico a segmentação do mercado em função de características raciais ainda é uma atividade incipiente no Brasil, mesmo com a metade da população do país formada por afro descendentes. Em parâmetros atuais, na capital baiana, 12% da população possuem uma renda acima de dez salários mínimos. Nesse universo, os afro descendentes representam apenas 1,7% (IBGE, 2005). Esses estudos mostram que a cor de pele ainda exerce uma influência predominante nos mecanismos de ascensão social. Este trabalho visa analisar a questão da afro descendência na segmentação do mercado soteropolitano e, em função disso, tem como problemática a ser discutida a de se o fato de ser afro descendente no Brasil determina um comportamento de consumo deste grupo e quais seriam as características diferenciadoras de consumo que podem ser encontradas neste segmento. Foi feito um levantamento sobre a questão da etnia, tanto como uma forma de segmentação quanto como um possível aspecto relacionado ao comportamento de consumo. A pesquisa quantitativa se realizou por amostra probabilística, com 400 consumidores entre afro descendentes e não afro descendentes a partir da qual se verificaram os hábitos de consumo dos consumidores afro descendentes na região metropolitana de Salvador. Analisou-se a preferência por determinados segmentos de produtos por partes desse grupo e verificou-se a relação entre essas preferências e a questão racial. Por fim, chega-se à conclusão de que os aspectos econômicos como renda na capital soteropolitana determinam mais fortemente o comportamento de consumo dos afro descendentes e não afro descendentes do que a variável demográfica raça, foco de estudo deste trabalho.
Abstract: Stimulated by the growth of the purchasing power of the Afro-descendant population in Brazil, the market hás been increasingly getting ready for that group of consumers. The figures relative to the Afro-Brazilian population would by themselves justify the relevance of studies that could show enterprises the patterns of consumption of that slice of the population. Even so the racial issue does not seem to have reached the marketing field with the same strength with which it reached the social and economic field the market segmentation to fit racial characteristics is still an incipient activity in Brazil, even with half the country s population being composed of Afro-descendants. Within the current parameters, 12% of the population in the capital of Bahia have an above-ten-minimum-wage income. In this universe, the Afrodescendants represent only 1.7% (IBGE, 2005). Such figures show that the skin color still exerts a predominant influence on the social rising mechanisms. This study aims at the analysis of the Afro-descent issue in the segmentation of Salvador market and, due to that, the question to be discussed here is that of whether the fact of being an Afro-descendant in Brazil determines a behavior of consumption in that group, and which differentiating characteristics of consumption those found in that segment would be. Data concerning the ethnic issue were collected, both as a form of segmentation and as a possible aspect related to the behavior of consumption. The quantitative research was carried out from a probability sample, with 400 consumers- among Afro-descendants and non-Afro-descendants- based on which the consumption habits of Salvador City s Afro-descendant consumers were observed. The preference for certain segments of products among that group was analysed, and the relationship between those preferences and the racial question was verified. Finally, one comes to the conclusion that economic factors - such as income - in the capital of Bahia determine the afrodescendants' and nonafrodescendants' consumption behavior more strongly than the demographic variable race, which is the focus of this study.
Palavras-chave: afrodescendência
segmentação
etnia
raça e comportamento do consumidor
Afro-descent
segmentation
ethnic
racial descent
consumer s behavior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SANTOS, Isabela Lacerda. Segmentação de mercados e afrodescendência: uma análise em Salvador - Ba. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/43
Data de defesa: 1-Ago-2007
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