Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Antonia Carlinda Cunha de-
dc.contributor.advisor1BOAVENTURA, Edivaldo Machado-
dc.contributor.referee1AMORIM, Antonio-
dc.contributor.referee2PIMENTA, Lidia Boaventura-
dc.contributor.referee3PEDRAO, Fernando Cardoso-
dc.contributor.referee4SOUZA, Regina Celeste de Almeida-
dc.date.accessioned2017-03-30T02:19:20Z-
dc.date.issued2015-03-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antonia Carlinda Cunha de. Educação a Distância como instrumento de transformação social: os reflexos do curso de graduação em administração no contexto de vida dos egressos - um estudo na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2015. [210]. Tese( Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, [Salvador] .por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/426-
dc.description.resumoO objetivo da presente tese consiste em estudar e compreender o processo de oferta da Educação a Distância em uma universidade pública, que como tantas outras desta natureza e domínio jurídico, focaliza, prioritariamente, a oferta de cursos de graduação na modalidade presencial. Esta pesquisa, portanto, visa entender e descrever como a oferta do curso de graduação a distância em Administração – projeto piloto – da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido em parceria com a Universidade da Bahia (UNEB), repercutiu pessoal, social e profissional na vida dos egressos. O pressuposto que orienta esta pesquisa é que a educação a distância é uma modalidade educacional mediatizada pelas tecnologias da comunicação e informação (TIC) e que almeja promover uma interação entre os diversos sujeitos do processo, com o propósito de viabilizar um encontro pedagógico emancipatório e autônomo. Assim, para estudar os aspectos que envolvem a educação a distância e as suas imbricações com o desenvolvimento se toma como referencial teórico os estudiosos que se encontram destacados ao longo do presente estudo. A investigação pautou-se na abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica, o estudo de caso. Na coleta de dados de campo foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com questões abertas. Da análise dos dados coletados, infere-se que a educação a distância se constitui em um fator de desenvolvimento, na medida em que promove o acesso à educação escolarizada a um grande contingente de pessoas que de outra forma não teriam oportunidade de ingresso neste nível de ensino. Além disso, se mostra como alternativa promissora para a universalização do ensino superior e como estratégia de significativo potencial para estimular a educação continuada.por
dc.description.abstractThe goal of such a thesis has been to study as well as comprehend the process of implementation of teaching in distance education in a public university in which the juridical system has focused on the offer of courses of undergraduation face to face. Such a research, therefore intends to understand and describe how such an offer of these courses, particularly the administration courses – piloto project of Aberta Univerty of Brazil ( UAB), which have been offered at a partnership with the University of State of Bahia (UNEB) has affected personally, socially and professionally the alumni. Such a distance education has been based upon information and communication technologies (TIC) and it intends to promote an interaction among all people who have been involved in such a process in order for an up-to-date pedagogical consolidation with autonomy based on the theoreticals who deal with such a theme. Such a research has been based upon the case study in a qualitative way through different interviews. Due to such an empirical investigation, it has been observed that such a distance education has promoted development for many people who without this kind of education they would not have another opportunity to study in a university as well as such a thesis has shown itself as an alternative fundamental in order to increase still more a consciousness for an education like that all over the world and stimulate it for good.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-03-30T02:19:20Z No. of bitstreams: 1 tese ANTONIA CARLINDA CUNHA DE OLIVEIRA.pdf: 1163160 bytes, checksum: 7b14db3afad064394b55d5aa058ad582 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-30T02:19:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese ANTONIA CARLINDA CUNHA DE OLIVEIRA.pdf: 1163160 bytes, checksum: 7b14db3afad064394b55d5aa058ad582 (MD5) Previous issue date: 2015-03-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/1109/tese%20%20ANTONIA%20CARLINDA%20CUNHA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento. Educação a distância. Transformação social.por
dc.subjectDevelopment. Education. Distance Education. Social Transformationeng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleEducação a Distância como instrumento de transformação social: os reflexos do curso de graduação em administração no contexto de vida dos egressos - um estudo na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese ANTONIA CARLINDA CUNHA DE OLIVEIRA.pdfTese ANTONIA CARLINDA CUNHA DE OLIVEIRA1,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.