???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/426
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Educação a Distância como instrumento de transformação social: os reflexos do curso de graduação em administração no contexto de vida dos egressos - um estudo na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Antonia Carlinda Cunha de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BOAVENTURA, Edivaldo Machado
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMORIM, Antonio
???metadata.dc.contributor.referee2???: PIMENTA, Lidia Boaventura
???metadata.dc.contributor.referee3???: PEDRAO, Fernando Cardoso
???metadata.dc.contributor.referee4???: SOUZA, Regina Celeste de Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo da presente tese consiste em estudar e compreender o processo de oferta da Educação a Distância em uma universidade pública, que como tantas outras desta natureza e domínio jurídico, focaliza, prioritariamente, a oferta de cursos de graduação na modalidade presencial. Esta pesquisa, portanto, visa entender e descrever como a oferta do curso de graduação a distância em Administração – projeto piloto – da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido em parceria com a Universidade da Bahia (UNEB), repercutiu pessoal, social e profissional na vida dos egressos. O pressuposto que orienta esta pesquisa é que a educação a distância é uma modalidade educacional mediatizada pelas tecnologias da comunicação e informação (TIC) e que almeja promover uma interação entre os diversos sujeitos do processo, com o propósito de viabilizar um encontro pedagógico emancipatório e autônomo. Assim, para estudar os aspectos que envolvem a educação a distância e as suas imbricações com o desenvolvimento se toma como referencial teórico os estudiosos que se encontram destacados ao longo do presente estudo. A investigação pautou-se na abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica, o estudo de caso. Na coleta de dados de campo foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com questões abertas. Da análise dos dados coletados, infere-se que a educação a distância se constitui em um fator de desenvolvimento, na medida em que promove o acesso à educação escolarizada a um grande contingente de pessoas que de outra forma não teriam oportunidade de ingresso neste nível de ensino. Além disso, se mostra como alternativa promissora para a universalização do ensino superior e como estratégia de significativo potencial para estimular a educação continuada.
Abstract: The goal of such a thesis has been to study as well as comprehend the process of implementation of teaching in distance education in a public university in which the juridical system has focused on the offer of courses of undergraduation face to face. Such a research, therefore intends to understand and describe how such an offer of these courses, particularly the administration courses – piloto project of Aberta Univerty of Brazil ( UAB), which have been offered at a partnership with the University of State of Bahia (UNEB) has affected personally, socially and professionally the alumni. Such a distance education has been based upon information and communication technologies (TIC) and it intends to promote an interaction among all people who have been involved in such a process in order for an up-to-date pedagogical consolidation with autonomy based on the theoreticals who deal with such a theme. Such a research has been based upon the case study in a qualitative way through different interviews. Due to such an empirical investigation, it has been observed that such a distance education has promoted development for many people who without this kind of education they would not have another opportunity to study in a university as well as such a thesis has shown itself as an alternative fundamental in order to increase still more a consciousness for an education like that all over the world and stimulate it for good.
Keywords: Desenvolvimento. Educação a distância. Transformação social.
Development. Education. Distance Education. Social Transformation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais Aplicadas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Salvador
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIFACS
???metadata.dc.publisher.department???: Desenvolvimento Regional e Urbano
???metadata.dc.publisher.program???: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citation: OLIVEIRA, Antonia Carlinda Cunha de. Educação a Distância como instrumento de transformação social: os reflexos do curso de graduação em administração no contexto de vida dos egressos - um estudo na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2015. [210]. Tese( Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, [Salvador] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/426
Issue Date: 17-Mar-2015
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional e Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese ANTONIA CARLINDA CUNHA DE OLIVEIRA.pdfTese ANTONIA CARLINDA CUNHA DE OLIVEIRA1.14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.