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Tipo do documento: Dissertação
Título: Doutor eu quero um medicamento genérico! uma análise da influência das marcas organizacionais sobre o risco percebido na prescrição de medicamentos genéricos
Título(s) alternativo(s): Doctor I want a generic medicines! an analysis of the influence of organizational marks on the perceived risk in the prescription of generic medicines
Autor: Yokoshiro, Paulo Roberto Aziz 
Primeiro orientador: Ladeira, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Bruni, Adriano Leal
Segundo membro da banca: Oliveira, Sérgio Ricardo Goes de
Resumo: O mercado nacional de medicamentos tem sofrido algumas transformações. Uma delas foi marcada pela implantação dos produtos genéricos pela lei 9.787 no governo de Fernando Henrique Cardoso. Uma das tentativas dos laboratórios de referencia tem sido a de estabelecer seus medicamentos num mercado concorrido pelos remédios similares não éticos, conhecidos como produtos bonificados. Este trabalho analisou a influencia da marca organizacional, como estratégia de marketing, sobre o risco percebido nos momentos de prescrições de medicamentos genéricos pelos médicos soteropolitanos. Para tanto foi realizado uma pesquisa respeitando o teorema central do limite. A amostra foi não probabilística por conveniência com 101 médicos respondentes. A conclusão obtida contribui com a teoria demonstrando que o valor da marca organizacional pode ser uma alternativa estratégica na diminuição da percepção de risco no mercado de medicamentos genéricos.
Abstract: The national prescription drug market has been trough several transformations. One of them come in the wake of the advent of generic products by bill 9.787 from the Fernando Henrique Cardoso administration. The reference pharmaceutical companies have attempted to establish their products in a competitive market through non-ethical prescription drugs, known as enhancend products. This paper analyzes the influence of the organization s brand as a marketing strategy on the risk perceived at the moment when generic drugs are prescribed by doctors in the city Salvador. To that end, a survey has been carried out according to the central theorem of the limit. The sample was no probabilística for convenience, with 101 responding doctors. The obtained conclusion contributes with the theory demonstrating that the value of the organization's brand can be a strategic alternative in the decrease of the risk perception in the market of generic medicines.
Palavras-chave: Marca organizacional
risco
intenção de prescrição
medicamentos genéricos
Organization s brand
Risk
Prescription intention
Generic products
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: YOKOSHIRO, Paulo Roberto Aziz. Doctor I want a generic medicines! an analysis of the influence of organizational marks on the perceived risk in the prescription of generic medicines. 2009. 76 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/42
Data de defesa: 19-Nov-2009
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