???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/374
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas públicas de incentivo ao uso de resíduos de biomassa como fonte de energia em sistemas de aquecimento direto e calor de processo : lições da OCDE para o Brasil
???metadata.dc.creator???: Souza Neto, Lucio Felix de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Osvaldo Lívio Soliano
???metadata.dc.contributor.referee1???: Tiryaki, Gisele Ferreira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ramos, Maria Olívia de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: As políticas públicas para o incentivo da energia renovável têm, na sua maioria, focado no desenvolvimento das tecnologias para geração de eletricidade ou na fabricação de combustíveis líquido. Pouca ênfase têm se dado para as tecnologias renováveis que utilizem biomassa solida, principalmente resíduos de biomassa, que visem aos sistemas de aquecimento de calor, com as caldeiras de pequenas e médias empresas. Esta dissertação objetiva demonstrar que existe um potencial pouco explorado para a utilização de resíduos de biomassa e seu uso em sistemas de aquecimento e calor no Brasil, sobretudo na indústria de pequeno e médio porte como alimentos e bebidas, têxtil, química, entre outras. Aquecimento direto e calor de processo compõem a principal fatia no consumo de energia útil do setor industrial brasileiro. Um aumento substancial em renováveis para atender a essas demandas poderia contribuir com um futuro mais sustentável para nossa sociedade; as tecnologias de aquecimento e calor podem, dessa forma, ajudar a contribuir significativamente para uma sociedade de baixo carbono. Suprir a energia necessária para a demanda dos sistemas de aquecimento e calor depende da competitividade de custos e facilitação da medição do calor bem como ultrapassar as barreiras institucionais, legais e de comportamento. O trabalho demonstra que as tecnologias renováveis utilizadas nos segmentos de aquecimento e calor, tanto para coleta e transformação da biomassa quanto para sua logística e uso final, têm um imenso mercado a conquistar, mas que, na maioria das vezes, precisam de políticas regulatórias ou de incentivo para promoverem o seu uso. Foram estudadas políticas em treze países da OCDE (EUA, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino-Unido) e selecionados três países (Suécia, Dinamarca e Canadá) para serem discutidos, pois, apesar de todos eles apoiarem a biomassa como fonte de energia, têm experiências diferentes em políticas públicas para a promoção das tecnologias renováveis para aquecimento e calor. Pesquisas bibliográfica e documental sobre um novo tema (aquecimento e resfriamento renovável - REHC) foram desenvolvidas visando a analisar as tecnologias para utilização da biomassa, sobre o potencial dos resíduos agrícolas no Brasil e do uso de aquecimento e calor na industria brasileira através do avanço do uso do gás natural, um combustível fóssil. Foi verificado que existe um enorme potencial para troca de experiências de sucesso entre o Brasil e os países da OCDE, uma vez que cada um tem uma visa diferente e, por tanto, uma aproximação diferente para o mesmo objetivo aqui estudado: políticas públicas visando ao uso da biomassa em sistemas de aquecimento e calor.
Keywords: Politicas
residuios
biomassa
energia
aquecimento
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Salvador
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIFACS
???metadata.dc.publisher.department???: Energia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Regulação da Indústria de Energia
Citation: SOUZA NETO, Lucio Felix de. Políticas públicas de incentivo ao uso de resíduos de biomassa como fonte de energia em sistemas de aquecimento direto e calor de processo : lições da OCDE para o Brasil. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/374
Issue Date: 14-Dec-2009
Appears in Collections:Regulação da Industria de Energia

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Lucio Felix de Souza Neto.pdf1.85 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.