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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sistema integrado de gestão e suporte ao atendimento de solicitações de consumidores - SIACON
Autor: Manzan, Renato 
Primeiro orientador: Correia, James Silva Santos
Primeiro membro da banca: Valente, André Luiz de Carvalho
Segundo membro da banca: Garcia, Cláudio Osnei
Resumo: No contexto das profundas mudanças ocorridas no modelo do setor elétrico brasileiro, com sua reestruturação e privatização a partir de meados dos anos 1990, houve o afastamento do Estado de sua política intervencionista, em que era praticamente o único responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia, cabendo ao setor privado arcar com estas atividades enquanto o Estado assumiria o papel de regulador e fiscalizador. Este novo cenário, com a introdução das Agências Reguladoras, ratificou a necessidade de constante atenção e observância aos aspectos regulatórios pelas empresas concessionárias. O presente trabalho apresentado mostra como a COELBA buscou adequar-se, promovendo intensa divulgação da cultura regulatória, capacitando e atualizando seus profissionais face à intensificação da fiscalização e às constantes mudanças na regulamentação, uma vez que a ANEEL vem atualizando a existente e regulamentando novos temas, para não incorrer em risco regulatório e atender às necessidades dos consumidores. Torna-se necessária, portanto, a constante difusão, dentro das concessionárias, do marco legal que deve orientar o relacionamento com os consumidores e com a própria ANEEL, assim como das estatísticas de desempenho do atendimento, a partir dos registros de reclamações de consumidores, para que se busque a erradicação dos problemas e otimização dos serviços, para o que foi desenvolvido, na COELBA, um sistema integrado de gestão e suporte ao atendimento de solicitações de consumidores - o SIACON.
Palavras-chave: Distribuição de energia elétrica
Reclamação de consumidores
Regulamentação
Agências reguladoras
Relacionamento
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Energia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Regulação da Indústria de Energia
Citação: MANZAN, Renato. Sistema integrado de gestão e suporte ao atendimento de solicitações de consumidores - SIACON. 2007. 200 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/336
Data de defesa: 22-Out-2007
Aparece nas coleções:Regulação da Industria de Energia

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