???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/311
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Explorando linguagens de marcação para representação de relatórios de informações financeiras
???metadata.dc.creator???: Silva, Paulo Caetano da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, César Augusto Camillo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Celso Alberto Saibel
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sade Júnior, Alberto Sulaiman
???metadata.dc.description.resumo???: O atual processo de intercâmbio de informações financeiras ocorre, geralmente, utilizando-se sistemas proprietários ou por meio da publicação na Web, o que impõem necessidade de esforços para a conversão de formatos de representação dos dados. Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de explorar a tecnologia de linguagens de marcação, com a proposição de marcas específicas para a preservação semântica dos documentos como solução alternativa para a padronização da representação de informações para relatórios financeiros (demonstrativos de informações financeiras), possibilitando a qualquer ente interessado o processamento dos relatórios de forma eficiente e eficaz. Neste estudo foram analisadas linguagens financeiras derivadas de XML (eXtensible Markup Language), já que este é um padrão amplamente aceito para representação de dados. Entre as linguagens pesquisadas para a área financeira, XBRL (eXtensible Business Markup Language) foi a que mais se adequou ao desenvolvimento deste trabalho, pois, ao contrário de outras que são orientadas à transação financeira, seu principal objetivo é fornecer a estrutura necessária para a representação de informações para relatórios financeiros. Como demonstração da viabilidade e vantagens na utilização de XBRL, foi realizado um estudo de caso, em que o intercâmbio de informações financeiras no ambiente do Banco Central do Brasil é analisado em todas as suas variações, ou seja, no contexto do relacionamento com as instituições do sistema financeiro nacional, com o público usuário de suas próprias informações disponíveis na Internet e internamente entre seus departamentos. Desta forma pôde-se verificar que a adoção de XBRL como padrão para representação de relatórios financeiros poderá estruturar a informação disponível na Web e facilitar a extração de dados e o processamento direto entre aplicações.
Keywords: Informações financeiras
Web
Internet
Linguagem de marcação
XML
XBRL
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Salvador
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIFACS
???metadata.dc.publisher.department???: Sistemas e Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação
Citation: SILVA, Paulo Caetano da. Explorando linguagens de marcação para representação de relatórios de informações financeiras. 2003. 154 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Salvador, Salvador, 2003.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/311
Issue Date: 23-May-2003
Appears in Collections:Sistemas e Computação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Paulo Caetano.pdf795.69 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.