Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto Neto, Walter da Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730103A6por
dc.contributor.advisor1Martins, Joberto Sérgio Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=8321013081371965por
dc.contributor.referee1Monteiro, José Augusto Suruagypt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781227J2por
dc.contributor.referee2Souza, José Neumanpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T14:13:57Z-
dc.date.available2009-06-09pt_BR
dc.date.issued2008-12-19pt_BR
dc.identifier.citationPINTO NETO, Walter da Costa. Proposta e avaliação: algoritmos para gerência de banda e seleção de caminhos em redes MPLS (DS-TE). 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/258-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor e avaliar algoritmos para a gerência de banda compartilhada entre tipos de classes e a seleção de caminhos em redes DS-TE (DiffServ Aware MPLS Traffic Engineering) configurada com o modelo de restrição de banda RDM (Russian Doll Model). A dissertação introduz inicialmente as tecnologias que suportam a Qualidade de Serviço (QoS) e a Engenharia de Tráfego (Traffic Engineering - TE) em redes IP multi-serviço, juntamente com a arquitetura DS-TE e seus componentes. Os algoritmos ADAPT-RDM e MinpreptDSTE são apresentados e discutidos com uma avaliação via simulação dos seus resultados para diferentes topologias e cenários de rede. A simulação apresentada faz uso de um simulador desenvolvido no escopo da dissertação, com o propósito específico de avaliar o desempenho dos algoritmos propostos. Através dos resultados obtidos observou-se que a utlização do algoritmo ADAPT-RDM é capaz de preservar as configurações do modelo RDM nos enlaces da rede, independentemente do critério de seleção de caminho de LSP utilizado e do nível de tráfego nos enlaces da rede. A seleção de caminhos para os LSPs através do algoritmo MinpreptDSTE se mostrou mais eficiente em termos da redução total da necessidade de preempções de LSPs, quando comparado com a seleção de caminhos baseada na minimização da quantidade de saltos em rede usado pelo algoritmo Constrained Shortest Path First (CSPF)por
dc.description.abstractThis work aims at proposing and evaluating a bandwidth sharing management algorithm among class types and a path selection algorithm for DiffServ Aware-MPLS Traffic Engineering (DS-TE) networks configured with RDM (Russian Doll Model) bandwidth constraint model. Initially, the technologies that offer Quality of Service (QoS) and Traffic Engineering (TE) in multiservice IP networks, together with the DS-TE architecture are introduced. The ADAPT-RDM and MinpreptDSTE algorithms are presented and the results of a performance evaluation done by simulation are discussed for different topologies networks scenarios. The simulation was done by a specific simulator developed in the scope of this work, with the specific proposal of evaluate the performance of the proposed algorithms. The results show that the ADAPT-RDM algorithm preserves the RDM model configuration for networks links independently of LSPs path selection criteria and network traffic level. The LSP path selection resulted by use of the MinpreptDSTE algorithm reduced the total number of LSPs preemptions, when compared with the minimum hops criteria used by the Constrained Shortest Path First (CSPF) algorithmeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:13:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Walter Pinto Neto 2008 - texto completo.pdf: 1043444 bytes, checksum: 400cc2330249f7b3396175360b859cac (MD5) Previous issue date: 2008-12-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentSistemas e Computaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiffServ Aware-MPLS Traffic Engineering (DS-TE)por
dc.subjectRussian Doll Model (RDM)por
dc.subjectModelo de Restrição de Bandapor
dc.subjectEngenharia de Tráfegopor
dc.subjectQualidade de Serviçopor
dc.subjectAvaliação de Desempenho de Redes de Computadorespor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectDiffServ Aware MPLS Traffic Engineering (DS-TE)eng
dc.subjectRussian Doll Model (RDM)eng
dc.subjectBandwidth Constraint Modeleng
dc.subjectTraffic Engineeringeng
dc.subjectQuality of Serviceeng
dc.subjectPerformance Evaluation of Computer Networkseng
dc.subjectSimulationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::ANALISE DE ALGORITMOS E COMPLEXIDADE DE COMPUTACAOpor
dc.titleProposta e avaliação: algoritmos para gerência de banda e seleção de caminhos em redes MPLS (DS-TE)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Walter Pinto Neto 2008 - texto completo.pdf1,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.