???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/252
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Explorando a tecnologia ADSL: uma ferramenta de suporte ao ensino presencial e a distância
Other Titles: Exploring ADSL technology: A tool in support of conventional and distance education.
???metadata.dc.creator???: Caires, Juliette Gleide de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, César Augusto Camillo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Monteiro, José Augusto Suruagy
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Hernane Borges de Barros
???metadata.dc.description.resumo???: O uso do computador e da Internet no apoio ao ensino tem alcançado uma grande popularidade. Atualmente no Brasil há um número significativo de universidades e escolas ligadas à rede. Isto prova o grande interesse das instituições de ensino em prover os seus alunos de uma moderna estrutura computacional que permita que a prática pedagógica vá além da sala de aula. Porém, não basta apenas o interesse das instituições de ensino, necessário se faz, também, a criação de mecanismos que construam ambientes de aprendizagem através da Internet muito estimulantes e eficientes. Com o surgimento de tecnologias mais rápidas de acesso à Internet, conhecidas como tecnologia de banda larga ou broadband, e de modernas técnicas que otimizam o uso do canal de comunicação, já é possível pensar na utilização de recursos multimídia (som, imagem e vídeo) no apoio ao ensino, principalmente naqueles que promovam uma interatividade virtual síncrona entre professor e alunos. Portanto, é importante que sejam estudadas ferramentas e recursos que possam ser utilizados de forma eficaz para a criação dos ambientes que permitam essa interação. Diante deste cenário, a intenção deste trabalho é propor e avaliar Cenários Educacionais que possam utilizar a tecnologia ADSL, a tecnologia broadband mais difundida atualmente no Brasil, e recursos que proporcionam interatividade síncrona e assíncrona entre professor e alunos através da transmissão de conteúdos multimídia via Internet. A avaliação dos cenários é feita através da medida dos principais parâmetros de qualidade de serviço (QoS) obtidas nos experimentos práticos realizados. Além das descrições dos Cenários Educacionais, topologias, configurações, ferramentas utilizadas e as respectivas análises de desempenho, este trabalho também apresenta as principais características técnicas da tecnologia ADSL bem como ferramentas que capturam e distribuem conteúdo multimídia através da Internet.
Abstract: The use of computer and Internet in support of education has reached great popularity. There is currently in Brasil a significant number of Universities and High Schools linked to computer networks. That proves the great interest of educational institutions in providing its students with a modern computational structure that allows that the pedagogical practices goes beyond the classroom. However, the interest of the educational institutions is not enough. The need for mechanisms that create an adequate, efficient and stimulanting learning environment through the Internet still remains. With the sprouting of faster Internet access technologies, known as broadband technologies, and modern tecniques that optimize the use of telecommunication channel, it is already possible to think about the use of multimedia resources (such as sound, image and video) in the support of education, mainly on those resources that promote a synchronous virtual interactivity between teacher and student. Therefore, it is important to study tools and resources that can be used to efficiently create the environments that allow this interaction. This way, the intention of this work is to consider and to evaluate Educational Sceneries that can use ADSL thecnology, the broadband thecnology more spread out currently in Brazil, and resources whch provide synchronous and asynchronous interactivity between teacher and students through the transmission of multimedia content through the Internet. The evaluation of the contexts is made through the measurement of the main quality of service (QoS) parameters obtained through practical experiments. Beyond the descriptions of the Educational Sceneries, topologies, used configurations, tools and the corresponnding performance evaluation, this work also presents the main technical characteristics of the ADSL thecnology, as well as tools which capture and distribute content multimedia through the Internet.
Keywords: Ensino a distância
Educação a distância
Tecnologia ADSL
Videoconferência
Servidor de video stream e Vídeo pré-gravado
Distance Learning
Distance Education
ADSL Technology
Videoconferencing
Video Stream Server and Video On-Demand (VoD)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Salvador
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIFACS
???metadata.dc.publisher.department???: Sistemas e Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação
Citation: CAIRES, Juliette Gleide de Oliveira. Exploring ADSL technology: A tool in support of conventional and distance education.. 2003. 108 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Salvador, Salvador, 2003.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/252
Issue Date: 23-May-2003
Appears in Collections:Sistemas e Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Juliette Caires.pdf985.58 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.