???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/238
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Arranjos produtivos locais, governança territorial e desenvolvimento turístico no meio rural: o caso das regiões turísticas da Serra Gaúcha, Bonito e Treze Tílias
???metadata.dc.creator???: Paixão, Leila Mendes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Spínola, Carolina Andrade
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Regina Celeste de Almeida
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Jorge Antônio Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo das aglomerações produtivas, entendidas aqui como sistemas de governança territoriais, relacionado ao desenvolvimento turístico no meio rural, é o foco principal da presente pesquisa. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que forma a implantação das aglomerações produtivas de Bonito, Treze Tílias e Serra Gaúcha beneficiaram a população local, seja promovendo o desenvolvimento da atividade turística, fortalecendo atividades econômicas e práticas sociais tradicionais, seja estimulando a implantação de políticas públicas ou potencializando a competitividade regional. A análise é feita com base em discussões sobre globalização, competitividade, governança territorial e da forma como todos estes elementos, atuando conjuntamente, permitem a conformação de arranjos produtivos locais de turismo no meio rural, bem como seus desdobramentos nos locais em que foram implantados. A parte empírica da pesquisa analisa os casos de Bonito, Treze Tílias e Serra Gaúcha como exemplos identificados como aglomerações produtivas e trabalha o turismo no meio rural como forma de ampliar e diversificar o produto turístico local. Por meio da análise baseada em elementos de áreas diversas, cuja abrangência permitiu a abordagem de elementos de ordem econômica, cultural e organizacional, foi possível perceber como o turismo atua em cada uma dessas localidades e traçar um perfil com características particulares de cada caso. Nesse sentido, é demonstrado que a conformação de aglomerações produtivas com direcionamento específico para os arranjos produtivos locais no turismo, cujas ações envolvem atividades realizadas nos meios rurais, permite o desenvolvimento da atividade, pois alinha alguns dos principais fatores que permitem o desenvolvimento de toda a região.
Keywords: Turismo
Aglomerações Produtivas
APL Tur
Governança Territorial
Desenvolvimento Turístico
Turismo no meio rural
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Salvador
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIFACS
???metadata.dc.publisher.department???: Desenvolvimento Regional e Urbano
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano
Citation: PAIXÃO, Leila Mendes. Arranjos produtivos locais, governança territorial e desenvolvimento turístico no meio rural: o caso das regiões turísticas da Serra Gaúcha, Bonito e Treze Tílias. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/238
Issue Date: 12-Apr-2013
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional e Urbano

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao LEILA MENDES PAIXAO.pdf1.47 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.