Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/235
Tipo do documento: Dissertação
Título: TERRITORIALIDADE E SABER AMBIENTAL: ÁGUA E MATA COMO ELEMENTOS SAGRADOS NA REPRESA DO PRATA
Autor: Melo, Naurelice Maia de 
Primeiro orientador: Souza, Regina Celeste de Almeida
Primeiro membro da banca: Ramos, Alba Regina Neves
Segundo membro da banca: Barreto, Maribel Oliveira
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é investigar os sentidos atribuídos à água e à mata pela comunidade residente no bairro da Mata Escura (Salvador-Bahia), nas mediações da Represa do Prata que, por sua vez, conta com área remanescente de Mata Atlântica em meio urbano. Para tanto foi necessário o aprofundamento teórico a respeito das noções de espaço, território, territorialidade, conhecimento e saber ambiental, bem como a dedicação à questão do sagrado, com atenção à tradição do candomblé e ao encontro entre esta e a natureza no bairro da Mata Escura. A trajetória metodológica tem por fundamento o estudo de caso em sua dimensão multireferencial e compreende dentre seus procedimentos o trabalho de campo com visitas a localidade, a realização de entrevistas, o registro de relatos, fotos e vídeos e participações em situações tais como acampamentos e caminhadas, conforme consta ao longo desta dissertação; distribuída em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta as perspectivais de espaço, território, complexidade territorialidade. O segundo capítulo consta da trajetória metodológica para a compreensão das especificidades da área de estudo. O terceiro capítulo atende às reflexões sobre a concepção moderna de ciência, suas implicações ambientais e possibilidades de superação mediante outros modos de saber e conhecer que se configuram na contemporaneidade. O quarto capítulo corresponde a atenção mais específica a Água e Mata na qualidade de elementos sagrados no âmbito das relações que tecem a área de estudo. Em cada um dos capítulos ocorrem as devidas associações entre os conceitos, saberes e as relações que tecem a comunidade residente na área de estudo, culminando no reconhecimento das potencialidades do entorno da Represa do Prata e na importância dessas potencialidades para o bem cuidar do ambiente natural.
Palavras-chave: Água
Mata
Represa do Prata
Territorialidade
Saber Ambiental
Sagrado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO::ADEQUACAO AMBIENTAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: MELO, Naurelice Maia de. TERRITORIALIDADE E SABER AMBIENTAL: ÁGUA E MATA COMO ELEMENTOS SAGRADOS NA REPRESA DO PRATA. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/235
Data de defesa: 20-Jul-2010
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao NAURELICE MAIA DE MELO.PDF16,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.