Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/214
Tipo do documento: Dissertação
Título: Causas dos homicídios de jovens e a fragilidade da rede de proteção social em Camaçari
Autor: Neves, Marcio Silva das 
Primeiro orientador: Sales, Débora de Lima Nunes
Primeiro membro da banca: Gomes, Carlos Alberto da Costa
Segundo membro da banca: Ratton Júnior, José Luiz de Amorim
Resumo: O fenômeno dos homicídios contra jovens evidencia-se de maneira aguda no município de Camaçari, no Estado da Bahia, com características que se definem como específicas deste território. A pesquisa realizada para a elaboração deste trabalho considerou especialmente os casos de homicídios ocorridos no município, no ano de 2008, e seus resultados evidenciam a fragilidade da rede de proteção social desenvolvida pelo Estado nos últimos anos. Por este motivo, esta dissertação, além de descrever os principais aspectos do problema, também busca avaliar o papel das políticas públicas para a juventude como ferramenta para combatê-lo. Na execução da pesquisa, foram utilizados os métodos quantitativo e qualitativo, assim como a cartografia, para entender a distribuição espacial dos crimes. Os dados quantitativos foram definidos através do confronto das informações coletadas nas quatro delegacias que atendem o município de Camaçari, das notícias dos veículos de comunicação local e dos obituários registrados nos sete cemitérios de Camaçari. Através desses dados, foi possível averiguar informações sobre a idade das vítimas, o grupo étnico a que pertenciam, o principal tipo de arma utilizada para cometer os homicídios, além de identificar a principal atividade econômica desenvolvida pelas vítimas. A descoberta da quantidade de políticas públicas voltadas para a juventude, existentes no município, foi possível através de informações buscadas nos órgãos públicos responsáveis por elas. Os dados qualitativos contribuíram para a elaboração do perfil socioeconômico das vítimas, para a caracterização das condições da estrutura familiar da qual provinham estes jovens e para a identificação das causas das mortes violentas. Das políticas públicas, foram avaliadas, de maneira preliminar, sua eficiência e sua eficácia, além de tentar-se identificar seu potencial para a inversão dos dados de violência contra jovens em um futuro breve. De todo o material colhido e analisado, originaram-se as sugestões de medidas para o enfrentamento dos homicídios contra jovens
Palavras-chave: Violência contra jovens
Políticas públicas de proteção social
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: NEVES, Marcio Silva das. Causas dos homicídios de jovens e a fragilidade da rede de proteção social em Camaçari. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/214
Data de defesa: 16-Dez-2010
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Marcio Silva das Neves.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.