Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/210
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento local: mito ou realidade? o caso do pólo de confecções de Jequié/BA
Autor: Santos, Adenilson Rosa dos 
Primeiro orientador: Spinola, Noélio Dantaslé
Primeiro membro da banca: Spínola, Carolina Andrade
Segundo membro da banca: Santana, Joseval de Melo
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo discutir a importância da indústria de confecções de Jequié, para o desenvolvimento econômico do município, e as causas principais que contribuíram para o seu declínio. Os conceitos teóricos de desenvolvimento local e arranjos produtivos locais subsidiaram a análise das informações levantadas por meio de entrevistas com os principais atores envolvidos no processo, para assim se tornar possível observar melhor o mito gerado em torno de uma atividade econômica que por algum tempo foi considerada a principal mola propulsora do desenvolvimento local no município de Jequié. A indústria de vestuários se configurou durante um bom tempo como um dos principais setores empregadores de mão de obra, no entanto muitos fatores foram responsáveis pelo fim do apogeu de um setor, que representou uma das atividades econômicas mais importantes do estado da Bahia. As perspectivas de retomada de crescimento do setor com arranjos produtivos mais eficientes e voltadas para a sustentabilidade dos recursos naturais, gerando também desenvolvimento local, estão ainda muito incipientes. Os esforços de algumas instituições como a Prefeitura Municipal de Jequié, Sebrae e a Federação de Indústria da Bahia, dentre outros agentes, na tentativa de revitalizar o setor, apresentam resultados muito tímidos para a importância que esta atividade econômica representou no passado para a geração de empregos. Os investimentos no setor de confecções por meio de financiamentos voltados à pequena e micro empresa, buscando aproveitar a mão de obra que se encontra ociosa, precisam estar acompanhados de outras estratégias que visem gerar um desenvolvimento auto-sustentável. A análise desenvolvida, a partir de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, leva a concluir que as indústrias de confecções de Jequié não promoveram condições necessárias para a formação de um pólo de desenvolvimento. Por outro lado, o declínio das indústrias de confecções de Jequié, não deve ser atribuído apenas à gestão familiar. Além de outros fatores, faltou participação efetiva principalmente, dos segmentos políticos locais e do poder público estadual, no sentido de buscar soluções para um setor que contribuía fortemente na formação do PIB do Estado
Palavras-chave: Arranjos produtivos locais
Desenvolvimento local
Indústria têxtil
Pólo de confecções
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: SANTOS, Adenilson Rosa dos. Desenvolvimento local: mito ou realidade? o caso do pólo de confecções de Jequié/BA. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/210
Data de defesa: 17-Dez-2009
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao ADENILSON ROSA DOS SANTOS.pdf988,82 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.