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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoncalves, Dirlene Guimarães de Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alba Regina Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1LattesRAMOS, A. R. N.por
dc.contributor.referee1Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee2Ramos, Ana Rosa Nevespt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T14:11:08Z-
dc.date.available2010-02-04pt_BR
dc.date.issued2008-04-30pt_BR
dc.identifier.citationGONCALVES, Dirlene Guimarães de Barros. The Salvador city and the external media: stolen beauty?. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/196-
dc.description.resumoA cidade de Salvador, no estado da Bahia, assim como as grandes cidades, vivencia transformações relacionadas à dinâmica da globalização que enfatiza hábitos de consumo que são difundidos pelo sistema capitalista. O crescimento dos investimentos no mercado de publicidade ao ar livre contribui para o aumento dos elementos da mídia externa na paisagem urbana. Esta dissertação mostra a atuação da mídia externa, mais especificamente do outdoor, do painel front light e da empena, apresentando as diversas formas de uso desses elementos no ambiente urbano, questionando sua interferência como um elemento gerador de poluição visual, tendo em vista a matéria publicada no Portal SESCSP, intitulada Beleza Roubada, onde se afirmou que a publicidade está classificada como elemento poluidor do meio urbano contribuindo para uma sujeira no campo visual, interferindo no julgamento da beleza da cidade. Na revisão da literatura foram abordados autores que tratam dos fenômenos e das questões urbanas, da beleza e da mídia na cidade moderna. Matérias jornalísticas foram coletadas tomando como base a polêmica gerada sobre a poluição visual a partir da aprovação do Projeto Cidade Limpa da cidade de São Paulo, sobre o processo de crescimento da aplicação da mídia externa na cidade de Salvador e o papel fiscalizador por parte dos órgãos competentes na implementação de um plano diretor. As análises mostram que a mídia externa habita o cotidiano das cidades contemporâneas visando objetivos predominantemente mercadológicos.por
dc.description.abstractThe city of Salvador in Bahia state, as well as major cities, is experiencing changes related to the dynamics of globalization that emphasizes consumption habits which are broadcast by the capitalist system. The growth of investment in the market for outdoor advertising contributes to the increase in external media elements of the urban landscape. This paper shows the performance of the external media, specifically the billboard, light front panel and gable, with the various ways of using these elements in the urban environment, questioning its interference as a key generator visual pollution, in view of the article published on the website SESCSP entitled Stealing Beauty, which said that advertising is classified as a polluter of the urban environment, contributing to a blockage of the visual field and interfering in the trial of the beauty of the city. In the literature review, authors dealing with the phenomena and urban issues, beauty and the media in the modern city were discussed. News were collected from building on the controversy generated about the visual pollution from the approval of the Clean City Project of São Paulo, about the process of growth of the external media in the city of Salvador and the role of supervision by the government on the implementation of a master plan. The analysis shows that the external media is present in the contemporary cities and aims at predominantly marketing purposes.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T14:11:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Dirlene Guimaraes de Barros Goncalves 2009 Texto Completo.pdf: 24316873 bytes, checksum: bd2476cd8b2a84c4cfbfcd7c70c9483f (MD5) Previous issue date: 2008-04-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/629/Dissertacao%20Dirlene%20Guimaraes%20de%20Barros%20Goncalves%202009%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSalvadorpor
dc.subjectEspaço urbanopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectMídia externapor
dc.subjectPoluição visualpor
dc.subjectBelezapor
dc.subjectCidade Limpapor
dc.subjectSalvadoreng
dc.subjectUrban spaceeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectExternal mediaeng
dc.subjectVisual pollutioneng
dc.subjectbeautyeng
dc.subjectClean Cityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.titleA cidade de Salvador e a mídia externa: beleza roubada?por
dc.title.alternativeThe Salvador city and the external media: stolen beauty?eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

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