Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/153
Tipo do documento: Tese
Título: Análise da concorrência na rede de concessionárias de automóveis no Estado da Bahia
Título(s) alternativo(s): Analysis of competition automobile dealers in the State of Bahia
Autor: Pimenta, Luiz José
Primeiro orientador: Spinola, Noélio Dantaslé
Primeiro membro da banca: Spínola, Carolina Andrade
Segundo membro da banca: Caldas, Alcides dos Santos
Terceiro membro da banca: Silva, Jorge Antônio Santos
Quarto membro da banca: Santana, Joseval de Melo
Resumo: As significativas mudanças ocorridas na conjuntura econômica mundial, nos últimos vinte anos, combinadas com movimentos extraordinários no setor da distribuição de automóveis no Brasil, com a oferta de mais de quarenta marcas de veículos, contra apenas seis no início da década de 1990, fizeram nascer uma forte concorrência no setor automotivo. Desde então, observou-se uma drástica redução na taxa de lucro da rede de concessionárias autorizadas, resultando em um grande número de falências e transferências acionárias nas empresas do setor. Esses movimentos levaram as concessionárias a promover profundas mudanças no seu paradigma tradicional, visando à adaptação das empresas a um novo patamar de rentabilidade, culminando com um processo de concentração sem precedentes, como ocorre na cadeia automotiva em todo o mundo. A análise que se empreende aqui abrange aspectos da concorrência entre empresas da rede concessionárias de automóveis no Brasil e, mais que isso, entre concessionárias que representam a mesma marca, em um mesmo espaço demarcado, considerando aspectos teóricos, legais e mercadológicos presentes na indústria automobilística de todo o mundo.
Abstract: The significant changes in world economic situation over the past twenty years, combined with extraordinary movement in the sector of car distribution in Brazil, with the offer of more than forty brands vehicles, against six the early 1990s, gave birth strong competition in the automotive sector. Since then, there was a drastic reduction in the rate of profit network of authorized dealers, resulting in a large number of bankruptcies and transfers stakes in companies. These movements have led utilities to promote profound changes in its traditional paradigm, aiming to adapt the business to a new level of profitability, culminating in an unprecedented process of concentration, as in the automotive industry worldwide. The analysis is undertaken here covers aspects of competition between firms of the network of car dealerships in Brazil and, more importantly, between dealers representing the same brand, even in a limited space, considering theoretical aspects, legal and market presents in the auto industry around the world.
Palavras-chave: Concessionárias de automóveis
Indústria automobilística
Taxa de lucro
Concorrência
Organização industrial
Oligopólio
Regulação
Car dealers
Automotive industry
Profit rate
Competition
Industrial organization
Oligopoly
Regulation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: PIMENTA, Luiz José. Analysis of competition automobile dealers in the State of Bahia. 2011. 242 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador, Salvador, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/153
Data de defesa: 8-Abr-2011
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Luiz Jose Pimenta.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.