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Tipo do documento: Dissertação
Título: As condições de competitividade e a viabilidade das estratégias de diferenciação no setor de produtos asfálticos nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco: um estado comparativo entre duas empresas do setor
Autor: Barreto, César Santos 
Primeiro orientador: Monteiro, Augusto de Oliveira
Primeiro membro da banca: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Segundo membro da banca: Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante
Resumo: Esta dissertação buscou analisar a evolução das condições de competitividade do setor de distribuição de produtos asfálticos nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, identificando os segmentos de mercado existentes e as lógicas competitivas que eles obedecem. Analisaram-se, então, as estratégias adotadas por duas empresas do setor e sua eficácia, tendo em vista esclarecer se as estratégias baseadas em serviços complementares utilizadas para diferenciação de produtos asfálticos têm proporcionado melhores resultados em market-share, faturamento, grau de fidelidade e qualidade do serviço. Para tanto, foi feita inicialmente uma pesquisa com a Petrobras única fonte produtora de produtos asfálticos , e um estudo comparativo entre as duas empresas escolhidas. Além disso, foram realizadas pesquisas com os clientes destas empresas para identificar que serviços complementares são considerados importantes por eles. A pesquisa demonstrou que ambas as empresas utilizam estratégias baseadas em desenvolvimento de produtos e prestação de serviços complementares, mas estas últimas estratégias são mais voltadas para o campo tático e operacional que para o campo estratégico. Estas medidas se mostraram úteis para conquista e manutenção de clientes, mas não decisivas, o que foi corroborado pela redução das margens na venda de produtos. Verificou-se, também, que os clientes percebem algumas destas medidas como importantes para definição de um fornecedor deste tipo de produto, mas não as consideram motivo suficiente para possuir fidelidade com algum fornecedor. Isto demonstrou que há a necessidade de estreitar o relacionamento com os clientes para identificar que outros aspectos são importantes para definição de um fornecedor de produtos asfálticos, e desenvolver estratégias realmente inovadoras que possam garantir uma posição de vanguarda por mais tempo.
Abstract: This dissertation was intended to analyze the evolution of the competition conditions of asphalt distribution s sector at the states of Bahia, Sergipe, Alagoas and Pernambuco identifying the market segments and the competitive logic that they follow. Then, were analyzed the strategies adopted by two players of the sector and their efficacy, to clarify if the strategies based on complementary services adopted to differentiate asphalts have provided better results in market-share, sales, level of fidelity and quality of service. For this, first, a research was done at Petrobras the only enterprise that products asphalt , and a comparative study between the two players chosen. Besides, researches were done with clients of these players to identify the complementary services that are considered important for them. The research showed that both players use strategies based on development of products and offering of complementary services, but these last strategies seem to be more tactical and operational than really strategic. These actions appeared useful to catch and keep clients, but not decisive, which was corroborated for the reduction of the product sales profits. It was possible to realize that clients consider some of these actions important to the definition of a supplier of this kind of product, but they do not consider it a strong reason to get fidelity with any supplier. This can show that is necessary to increase the relationship with the clients to identify other things that are important to them to choose a supplier of asphalt, and to develop strategies really new that can asseverate a position of vanguard for a long time.
Palavras-chave: Produtos asfálticos
Competitividade
Estratégias de diferenciação
Serviços complementares
Retenção de clientes
Asphalts
Competition
Differentiation strategies
Complementary services
Keeping of clients
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: BARRETO, César Santos. As condições de competitividade e a viabilidade das estratégias de diferenciação no setor de produtos asfálticos nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco: um estado comparativo entre duas empresas do setor. 2007. 148 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/148
Data de defesa: 20-Jan-2007
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