Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/13
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projeto de regularização do fluxo escolar: profilaxia ou tratamento?
Autor: Cruz, Eliana Bárbara Guimarães da 
Primeiro orientador: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Primeiro membro da banca: Falcão, Izolda Rebouças
Segundo membro da banca: Barreto, Maribel Oliveira
Resumo: Estudo de caso sobre a efetividade do Projeto de Regularização do Fluxo Escolar (PRFE) integrante do Programa Educar para Vencer (PEV) nas classes de 5ª à 8ª série em uma escola pública de ensino fundamental no ano de 2006 na cidade de Salvador. Fundamenta-se na importância da gestão educacional, avaliação de seu desempenho, necessidade de melhoria da qualidade de ensino fundamental face ao alto índice de defasagem idade-série na Bahia. O PRFE foi implantado em 369 municípios, tendo a participação de 175.599 estudantes de 1ª à 8ª séries distribuídas em 3.290 escolas. Os dados foram analisados pelas seguintes categorias: material pedagógico, apoio gerencial/logístico/pedagógico, infra-estrutura da escola, avaliação do ensino e mediação docente. No atendimento às questões de estudo verificou-se que o Projeto não se constituiu em ação efetiva para a eliminação da defasagem idade-série aconteça, nem em ação preventiva para evitar a sua ocorrência. Apesar da redução no percentual de alunos defasados entre 2000 e 2006, os sujeitos envolvidos no Projeto não avaliaram que essa ação tenha sido efetiva para o aproveitamento escolar, devido a fatores como a inadequação dos materiais didáticos destinados ao aluno e professor, o apoio gerencial/logístico/pedagógico insatisfatório, infra-estrutura da escola deficiente, avaliação do ensino empregada não ter sido garantia de melhoria da aprendizagem e a mediação aluno-conhecimento feita pelo docente se mostrou ineficaz. Em razão desse quadro, recomendou-se revisão no trato dessa questão tão antiga, o atraso escolar no ensino fundamental, bem como dos componentes de ação de regularização da idade-série e repetência.
Abstract: Case Study on the effectiveness of the "Projeto de Regularização do Fluxo Escolar" (PRFE) which is part of the "Educar para Vencer Program" (PEV) and was applied to 5th to 8th grade classes in the public school system of the city of Salvador in the year 2006. The PEV program is based on the importance of the educational management and administration, performance evaluation, and continuous quality improvement of the basic education cycle against the high index of disparity - in the State of Bahia - between a child s age and his or her school grade. The PRFE was implanted in 369 cities and had the participation of 175.599 students from the first to eight grades who were distributed in 3.290 schools. The data generated by the program was analyzed by the following categories: pedagogical material, pedagogical/logistic/management support, school s infrastructure, educational evaluation, and pedagogical intervention. During the evaluation of the issues raised by the study, it was verified that the PRFE did not represent an effective tool in the elimination of the discrepancy between age and school grade nor did the project create a set of preventive measures to halt the existence of aforementioned discrepancy. Despite the reduction in the percentage of delayed students between the years 2000 and 2006, the subjects involved in the project did not believe that this action was effective in the area of the school learning process because of factors such as inadequacy of the didactical materials which are geared towards teachers and students, unsatisfactory managerial/logistic/pedagogical support, deficient school infrastructure, evaluation of the employed educational method not to have been a guarantee of improvement of the learning process, and the inefficiency of the measurement of the index student versus knowledge acquisition made by the pedagogical evaluators. Because of the current situation, it has been recommended a revision in the treatment to be given to such old problem which is the educational delay in the fundamental education cycle.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Atraso escolar
Repetência
Gestão educacional
Basic education
School delay
School grade repetitiveness
Educational management and administration
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: CRUZ, Eliana Bárbara Guimarães da. Projeto de regularização do fluxo escolar: profilaxia ou tratamento?. 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/13
Data de defesa: 6-Mar-2007
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Eliana Barbara 2007.pdf671,09 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.