Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/128
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem organizacional e formação de gestores: um estudo de caso na Braskem
Autor: Almeida, Neylla Carolina Pamponet de 
Primeiro orientador: Souza-silva, Jader Cristino de
Primeiro membro da banca: Santos, Luiz Carlos dos
Segundo membro da banca: Braga, Thaiz Silveira
Resumo: O ambiente empresarial vem sendo marcado pela crescente instabilidade e complexidade. Nesse sentido, a aprendizagem organizacional torna-se estratégica para as organizações que almejam obter vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Outra questão igualmente importante refere-se ao processo de formação gerencial, tendo em vista que os gestores são elementos-chave na administração do processo produtivo. Sob tal perspectiva, esse estudo tem como propósito analisar como ocorre o processo de formação de gestores na Braskem S.A. A abordagem da pesquisa empírica foi, fundamentalmente, exploratória qualitativa, tendo sido adotado o estudo de caso simples e a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC), visando à interpretação dos achados obtidos a partir de entrevistas, observações diretas e análise de documentos. Como resultado, verificou-se que, na Braskem, o processo de formação gerencial ocorre, principalmente, a partir da perspectiva sócio-prática da aprendizagem, isto é, das interações sócio-relacionais e do compartilhamento de conhecimentos e experiências no próprio contexto de trabalho. Além disso, observou-se que a mentoria é amplamente adotada na organização como forma de criação e disseminação de conhecimentos, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento de novas competências gerenciais. Outro aspecto relevante refere-se a não observância de comunidades de prática na empresa, embora a cultura organizacional favoreça o surgimento dessas estruturas sociais.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Competências gerenciais
Formação de Gestores
Perspectiva sócio-prática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: ALMEIDA, Neylla Carolina Pamponet de. Aprendizagem organizacional e formação de gestores: um estudo de caso na Braskem. 2011. 152 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/128
Data de defesa: 21-Nov-2011
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao NEYLLA CAROLINA PAMPONET DE ALMEIDA.pdf957,06 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.