Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/121
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepção dos efeitos da formação de preço aplicando algarismos terminados em 9: estudo com varejistas estabelecidos no centro de Salvador e de Cajazeiras
Autor: Nascimento, Osvaldo Moacyr S. 
Primeiro orientador: Pinto, Eder Paschoal
Primeiro membro da banca: Ladeira, Rodrigo
Segundo membro da banca: Rodriguez, Vanessa Brasil Campos
Resumo: Muitas organizações do varejo precificam as mercadorias que comercializam utilizando algarismos terminados em 9. A literatura dispõe de muitos estudos com consumidores, no entanto há poucos com os varejistas, isto é, sobre como eles percebem os impactos nos compradores e em seus negócios da precificação utilizando algarismos terminados em 9. Por isso, a seguinte pergunta de pesquisa foi estabelecida: em que extensão os preços que contêm algarismos terminados em 9 influenciam os consumidores no processo de decisão de compra e que benefícios os varejistas obtêm com essa tática de precificação? Destarte, por meio desta dissertação procura-se compreender a influência do método de precificação psicológica, mais especificamente, dos efeitos na decisão de compra da tática de precificação que aplica algarismos terminados em 9. A fundamentação teórica versa sobre: 1) métodos de precificação, com ênfase na influência dos mecanismos psicológicos de subestimação do valor real, 2) a heurística de ancoragem e, 3) a teoria dos prospectos. Adicionalmente, as atitudes do consumidor foram estudadas com base no processo de tomada de decisão de compra diante de influências intrínsecas e extrínsecas, como: preço, valor, percepção, motivação, grau de envolvimento, considerando-se, também, os efeitos na demanda esperada para o nível de preço. Decidiu-se realizar entrevistas com os proprietários das lojas situadas no centro da cidade de Salvador e no bairro de Cajazeiras. A pesquisa é de natureza exploratória, com características descritivas e de caráter qualitativo. Os resultados encontrados indicam que os pequenos varejistas dão importância aos aspectos psicológicos nas suas decisões de precificação, crendo que eles atuam na mente do comprador como mecanismos psicológicos de subestimação do preço real. Várias suposições foram elaboradas para a realização de pesquisas quantitativas.
Palavras-chave: Métodos de precificação
precificação psicológica
preços terminados em 9
percepção dos varejistas
decisão de compra
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: NASCIMENTO, Osvaldo Moacyr S.. Percepção dos efeitos da formação de preço aplicando algarismos terminados em 9: estudo com varejistas estabelecidos no centro de Salvador e de Cajazeiras. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/121
Data de defesa: 25-Jan-2010
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Osvaldo Moacyr Nascimento.pdf458,57 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.